Quanto mais perto do fim de ano mais as pessoas se preparam para as suas desejadas férias, buscando lugares especiais, combinando com amigos e muito mais. Então vou passar algumas dicas da preparação dessa viagem sobre a sua moto para que você não se depare com algum problema durante o seu caminho. São dicas simples e fáceis de serem seguidas.
Monte sua rota antecipadamente e viaje tranquilo
Utilize das inúmeras ferramentas que temos disponíveis hoje, como mapas impressos atualizados, aparelhos de GPS e até o Google Maps (ferramenta do Google que traça rotas facilmente). Preste atenção em um detalhe, sempre trace a rota principal, mas nunca esqueça de também traçar uma rota secundária ou pelo menos verificar alguma possibilidade de desvio caso você encontre algum problema na pista da rota principal. É bom que você pesquise o caminho, anotando os postos de combustíveis que você poderá ter a disposição, ficar sem combustível na metade do caminho não será nada agradável, não é?
Faça uma revisão dos equipamentos
Um requisito obrigatório para sua viagem é fazer uma revisão de sua moto, mesmo que recentemente ela tenha vindo da oficina você deve revisar alguns itens básicos como verificar se as velas estão em dia, se o nível de óleo está correto, verificar os faróis, piscas e luz de freio, calibre corretamente a pressão dos pneus para ter uma viagem mais tranqüila e nunca viaje com pneus carecas, eles podem causar graves acidentes. Verifique se o seu kit de ferramentas está completo para caso haja uma emergência. Se você encontrar algum problema ou não souber como verificar algum item, leve a sua máquina para uma revisão profissional em uma loja especializada, nunca viaje sem fazer uma revisão.
Use a roupa adequada
Todo bom viajante sabe que um dos maiores incômodos em viagens está relacionado a vestimenta do piloto e passageiro. Procure vestir roupas justas e que protejam, sempre visando o conforto e a segurança. Evite o efeito “para-quedas” e não utilize roupas largas senão a força contrária do vento irá lhe incomodar durante toda a viagem. Itens que compõem a vestimenta adequada além da jaqueta e calça são: luvas, botas e roupa impermeável para caso de chuva.
Capacete
Item fundamental e obrigatório por lei, deve estar em ótimo estado de conservação, e, deve estar dentro do prazo de validade, conter o selo do INMETRO, ter os adesivos refletivos que também são obrigatórios, além de estar com a viseira em perfeito estado, sem riscos ou sujeira. Os famosos capacetes “coquinhos” são proibidos por lei enquanto os capacetes abertos só podem ser utilizados com óculos de proteção. Alguns se arriscam a utilizar o capacete de motocross/offroad, mas é desaconselhável pois causa um grande desconforto por conta da sua “aba” na parte superior que sofre com a força do vento, empurrando a cabeça do piloto para trás, além de ser obrigatório o uso do óculos também.
Bom pessoal, basicamente essas são algumas dicas que você deve levar consideração antes de viajar. Você deve atentar para alguns outros detalhes como sempre carregar com você um celular compatível com a região para onde você vai, com créditos para caso haja alguma emergência. Outra dica é sempre começar sua viagem pela manhã pois o corpo está mais apto e disposto. Antes de iniciar a viagem faça um alongamento, isso vai ajudar a reduzir o cansaço no final do percurso, e, se sua rota for longa, faça umas paradas estratégicas para descansar.
BY PENÉLOPE (GABI)